Depois do
Samsung Star(s5230) ter sido vendido para mais de 30 milhões de pessoas(segundo dados do site
Tecmundo) nasceu o filho da segunda geração, o Samsung Star II.
Também conhecido com Samsung GT-S5260, este aparelho foi criado com a finalidade de bater o record de vendas do predecessor, já que o design e outras atrações na aparência do firmware do Star chamava tanta atenção.
Depois de muito ler e pesquisar, resolvi adiquiri-lo, já que estava com um ótimo preço aqui em minha região(falar a verdade, estava mais barato que na internet[estranho?]). Antes de relatá-los a minha experiência, exibirei algumas informações sobre o mobile.
Tem total integração a redes sociais(Facebook, Orkut, E-mails, Yahoo Messenger, GTalk, Twitter, etc...), além de um utilitário chamado Social Hub que integra todos estes itens descritos. Com a nova tecnologia QuickType obtem-se uma digitação intuitiva, escrevendo palavras sem tirar o dedo da tela.
Possui uma ótima qualidade sonora, com possibilidade de habilitar o 5.1 ch, que proporciona uma ótima experiência sonora.
Tem um hardware melhorado, em relação ao anterior Star s5230, que travava muito quando estava-se a escutar musicas.
Possui utilitários de escritório móvel: ler e-mails(como ja foi dito), planilhas eletrônicas, documentos, pdf, etc...;
Experiência
Tudo ocorreu muito bem nos primeiros momentos, passei logo a testar a interface e a sensibilidade do touchscreen. O hardware deste celular é bem planejado e possui uma boa objetividade, o que não acontece bem com o software(firmware), pois o ocorrido foi o que descreverei agora.
Possui uma ótima interação com a rede, faltando somente o 3G(que é considerável já que temos Wifi), porém não é muitos sites que conseguimos abrir, graças a má operacionalidade do navegador padrão. Apesar de ser baseado no BADA, o sistema operacional não possui a mesma qualidade, pois ao abrir uma página muito pesada, ou até mesmo depois de navegar um pouquinho(um pouquinho mesmo), o sistema exibe uma mensagem de "Memória Insuficiente" e não navega mais até ser fechado e aberto de novo. Muitas pessoas acham que esta memória é a de armazenamento do aparelho, mas creio eu(com toda a minha experiência como analista) que estja-se falando da memória principal(memória RAM), que é aquela que guardam os programas que estão sendo executados no momento. Uma solução para driblar este problema é utilizar o Opera Mini, que pode ser baixado no seu celular por este endereço:
http://www.operamini.com.
Os Jogos em JAVA funcionam perfeitamente, com um ótimo processamento, mas seria muito bacana se pudessemos instalar aplicativos BADA(é isso memo, o celular tem Samsung Apps, mas não instala nenhum Aplicativo BADA).
Lendo e-mails, certas vezes nos encontramos com o mesmo problema do navegador: "Memória Insuficiente".
Tem um ótimo Touch, apesar de sua tecnologia QuickType não ser tão intuitiva assim, pois a IA da ferramenta "adivinha" muitas palavras erradas, e eu recomendo digitar normalmente, já que virando o celular na horizontal o teclado numérico se transforma num teclado QWERTY(Isso eu adorei, pois o Star 3G "mangueou" nesta parte).
A câmera tem uma ótima qualidade para a de um celular, mas adimito que falharam em não colocar flash, as fotos a noite poderiam ser melhores, apesar de não serem ruins.
É possível adicionar temas do BADA, que são arquivos com a extensão .smt, além de também podermos adicionar widgets, colocando no cartão de memória e tocando em cima do arquivo. Fácil, rápido e eficiênte, diferente do s5230;
Conclui-se que o defeito realmente deste aparelho é o firmware, pois o que encomoda é a tal da "Memória Insuficiente" que não nos deixa navegar na internet em paz, e o que podemos fazer é esperar a Samsung disponibilizar uma versão do Sistema Operacional com as devidas correções. O jeito é ficar de olho no Samsung Kies.