segunda-feira, 20 de junho de 2011

[Hands-on] Samsung Star II (S5260) - BADA?

Depois do Samsung Star(s5230) ter sido vendido para mais de 30 milhões de pessoas(segundo dados do site Tecmundo) nasceu o filho da segunda geração, o Samsung Star II.

Também conhecido com Samsung GT-S5260, este aparelho foi criado com a finalidade de bater o record de vendas do predecessor, já que o design e outras atrações na aparência do firmware do Star chamava tanta atenção.

Depois de muito ler e pesquisar, resolvi adiquiri-lo, já que estava com um ótimo preço aqui em minha região(falar a verdade, estava mais barato que na internet[estranho?]). Antes de relatá-los a minha experiência, exibirei algumas informações sobre o mobile.

Informações Técnicas
  • GSM;
  • Quad Band (850 + 900 + 1800 + 1900 MHz;
  • Firmware baseado no BADA(Sistema Operacional dos SmartPhones da Samsung);
  • 3G - Não;
  • Bluetooth;
  • Wifi - Rede sem fio;
  • Tela 3" - 240x400;
  • Câmera de 3,2 Mp
  • TouchScreen;
  • Java;
  • Integração a Redes Sociais;
  • Streaming de vídeo(Youtube);
  • Google Maps;
  • Memória interna de 30MB, com capacidade de expansão a partir de cartão SD de até 16GB;
Tem total integração a redes sociais(Facebook, Orkut, E-mails, Yahoo Messenger, GTalk, Twitter, etc...), além de um utilitário chamado Social Hub que integra todos estes itens descritos. Com a nova tecnologia QuickType obtem-se uma digitação intuitiva, escrevendo palavras sem tirar o dedo da tela.

Possui uma ótima qualidade sonora, com possibilidade de habilitar o 5.1 ch, que proporciona uma ótima experiência sonora.

Tem um hardware melhorado, em relação ao anterior Star s5230, que travava muito quando estava-se a escutar musicas.

Possui utilitários de escritório móvel: ler e-mails(como ja foi dito), planilhas eletrônicas, documentos, pdf, etc...;

Experiência

Tudo ocorreu muito bem nos primeiros momentos, passei logo a testar a interface e a sensibilidade do touchscreen. O hardware deste celular é bem planejado e possui uma boa objetividade, o que não acontece bem com o software(firmware), pois o ocorrido foi o que descreverei agora.

Possui uma ótima interação com a rede, faltando somente o 3G(que é considerável já que temos Wifi), porém não é muitos sites que conseguimos abrir, graças a má operacionalidade do navegador padrão. Apesar de ser baseado no BADA, o sistema operacional não possui a mesma qualidade, pois ao abrir uma página muito pesada, ou até mesmo depois de navegar um pouquinho(um pouquinho mesmo), o sistema exibe uma mensagem de "Memória Insuficiente" e não navega mais até ser fechado e aberto de novo. Muitas pessoas acham que esta memória é a de armazenamento do aparelho, mas creio eu(com toda a minha experiência como analista) que estja-se falando da memória principal(memória RAM), que é aquela que guardam os programas que estão sendo executados no momento. Uma solução para driblar este problema é utilizar o Opera Mini, que pode ser baixado no seu celular por este endereço: http://www.operamini.com.

Os Jogos em JAVA funcionam perfeitamente, com um ótimo processamento, mas seria muito bacana se pudessemos instalar aplicativos BADA(é isso memo, o celular tem Samsung Apps, mas não instala nenhum Aplicativo BADA).

Lendo e-mails, certas vezes nos encontramos com o mesmo problema do navegador: "Memória Insuficiente".

Tem um ótimo Touch, apesar de sua tecnologia QuickType não ser tão intuitiva assim, pois a IA da ferramenta "adivinha" muitas palavras erradas, e eu recomendo digitar normalmente, já que virando o celular na horizontal o teclado numérico se transforma num teclado QWERTY(Isso eu adorei, pois o Star 3G "mangueou" nesta parte).

A câmera tem uma ótima qualidade para a de um celular, mas adimito que falharam em não colocar flash, as fotos a noite poderiam ser melhores, apesar de não serem ruins.

É possível adicionar temas do BADA, que são arquivos com a extensão .smt, além de também podermos adicionar widgets, colocando no cartão de memória e tocando em cima do arquivo. Fácil, rápido e eficiênte, diferente do s5230;

Conclui-se que o defeito realmente deste aparelho é o firmware, pois o que encomoda é a tal da "Memória Insuficiente" que não nos deixa navegar na internet em paz, e o que podemos fazer é esperar a Samsung disponibilizar uma versão do Sistema Operacional com as devidas correções. O jeito é ficar de olho no Samsung Kies.

12 comentários:

Anônimo disse...

boas, curti o post o opera mina funciona na perfeiçao. sabes onde se pode sacar jogos e apps de borla?

Unknown disse...

procura no forum gsmfans:

www.gsmfans.com.br

Deanny disse...

Tô com um problema, porque a memória do telefone está toda ocupada mas não tem nada mais nada que eu possa apagar. Ajuda?

Anônimo disse...

COMPREI UM SAMSUNG STAR II GT-S5260 MAIS MAIS AO DIGITAR O NUMERO DE UM TELEFONE SEU TECLADO EMITE UM TON FEIO, SABE COMO MUDALO ??
ME AJUDE

HB4LAVIGNE@HOTMAIL.COM ( PLEASE )

Unknown disse...

Deanny: Efetue um MASTER RESET no celular, mas faça um backup, pois ele irá apagar tudo:

"Configurações > Zerar > Zerar Tudo";

HB4LAVIGNE: Vá em "Configuracoes > Perfis de som > Normal" e abaixe o som do sistema até "0";

Júnior Lima disse...

comprei um semana semana passada e ta com o mesmo problema "memoria insuficiente". como faço pra baixar e instalar ele no cel ?

Unknown disse...

acessa m.opera.com no celular e baixa!

Anônimo disse...

quanto q é um samsung star 2 ?
valeu

Anônimo disse...

como faço pra colocar mais de um papel de parede junto?

Anônimo disse...

Ele tem teclado qwerty para o envio de mensagens

Anônimo disse...

é facil resolver o problema de memória insuficiente quando entra na internet do aparelhor, é só entrar no navegador ir em definições de internet e marcar a opção eliminação automatica de cache, cookies e historico. resolvido.

Albanie George disse...

Apple Produtos, Smartphone e Androids, nós fornecemos celulares boas qualidades e manter nossos clientes satisfeitos em todo o mundo, Você pode comprar conosco em boa confiança, transporte seguro e entrega ao seu destino final.

LTE iPhone 5 16GB - $ 500usd
IPhone 4s 16GB - $430usd
Samsung Galaxy S3 GT-i9300 - $415usd
Samsung Galaxy Note II N7100 - $450usd
HTC One X - $350usd
Nokia Lumia - 900 LTE $300usd
Sony Xperia S LT26i - $300usd
Motorola RAZR i XT890 Black - $400usd

Para mais detalhes Encomendar fornecer-nos com o seu (nome completo, endereço de entrega e número de telemóvel)
 
Contacte-nos hoje Via: albert-tech@techie.com (Albanie George)

Postar um comentário

CopyRight © Tecnologia Mobile 2011
CopyRight © Tecnologia Mobile 2010